O processo de financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida varia conforme a faixa de renda, valor e localização do imóvel.
Para as famílias pertencentes à Faixa 1 e Faixa 1,5
É necessário que se inscrevam no plano de moradias do governo, que deve ser feito na prefeitura da cidade. Após a inscrição realizada, os dados são validados pela Caixa Econômica e, aquelas que forem aprovadas, são comunicadas sobre a data do sorteio das moradias.
Os sorteios são feitos quando a cidade não possui um número de unidades habitacionais suficiente para atender a todas as famílias cadastradas no plano de moradias. Após a aprovação e validação do cadastro, a família assina o contrato de financiamento.
Para as famílias pertencentes à Faixa 2 e Faixa 3
As famílias que estão inseridas nas Faixas 2 e 3 enfrentam um processo mais simples e menos burocrático para concorrer a um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida.
O programa pode ser contratado por uma incorporadora, construtora ou imobiliária que participe do programa ou diretamente com a Caixa Econômica Federal, desde que a família já possua um imóvel em vista para realizar a análise de crédito.
Na simulação, é necessário informar o tipo de financiamento desejado, o valor aproximado do imóvel, a localização do imóvel, dados pessoais (como documento de identidade e telefone) e a renda bruta familiar mensal. Escolhida a opção, o simulador apresenta o resultado, com prazos, cota máxima do financiamento de entrada e valor do financiamento, além de oferecer uma ferramenta para a comparação de cenários de juros. Se a Caixa Econômica aprovar o crédito e validar, a família assina o contrato de financiamento.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp